terça-feira, 7 de junho de 2016

3 Dicas para conseguir uma promoção no seu emprego

A maioria das pessoas têm dificuldades para conseguir ser promovido no seu trabalho, um erro comum é achar que o fato de não conseguir uma promoção é somente da empresa, claro que existem chefes que não sabem reconhecer o funcionário da maneira correta, o que atrapalha no desenvolvimento do colaborador na empresa, porém na maioria das vezes essa tão sonhada promoção só depende de você.
  Veja a seguir 3 dicas de comportamentos a serem adotados para facilitar sua promoção no trabalho.



1-  Seja proativo.

   O conceito de proatividade é um tanto complexo, porém na prática é basicamente você ir além daquilo que é esperado de você, é ter uma visão sistêmica para identificar oportunidades de mostrar seu potencial, ou seja, se você perceber que determinada atividade não está acontecendo como deveria, porque ao invés de apenas levar o problema para seu chefe, você também não apresenta uma solução inteligente para ele? Isso seria mostrar proatividade e com certeza ele passaria a prestar mais atenção em você quando surgisse uma oportunidade de promover alguém da equipe.

2- Não seja puxa-saco.

   Por mais que o mundo empresarial evolua, sempre existe aquele puxa-saco, que entrega os membros da equipe fácil e vive bajulando o chefe na esperança de conseguir algo com isso. Minha dica é: Não seja esse cara. Qual o problema em ser um puxa-saco?
Absolutamente todos. Uma pessoa desse tipo, na mãe de chefes ruins são apenas um tipo de "espião" infiltrado, como um puxa-saco está disposto a tudo para ser o queridinho do chefe, não pensará duas vezes em se prestar ao papel de " x 9", um mínimo atraso de um colega ou um pequeno atraso do processo que ele acredita ter sido causado por determinado colega e ele já vai entregar tudo para o superior, e o chefe por sua vez nunca vai promover esse puxa-saco, simplesmente porque precisa ter ele sempre no mesmo lugar da equipe para usa-lo de forma de "manter a equipe na linha", e além de não conseguir ser promovido e ser usado pelo chefe, o puxa-saco ainda será rejeitado pela sua própria equipe de trabalho, ninguém confia em uma pessoa que pode te dedurar a qualquer momento por um erro mínimo.  Agora vamos supor que o chefe é um verdadeiro líder e não tolere a falta de ética, assim que o puxa-saco se revelar terá um efeito contrário ao que esperava, ao invés de se tornar próximo do chefe na verdade passará a ser a ultima pessoa que o ele pensaria em promover.
  Ter uma relação de proximidade com o seu superior é algo bom e ajuda a manter uma boa relação de trabalho, porém é preciso cuidado e saber se portar, dizer "amém" pra tudo que o chefe disser ou fizer não vai te ajudar em nada, nem na sua promoçãoe nem na relação de vocês, colaborar nas tomadas de decisão e até mesmo discordar algumas vezes, será preciso, pois um líder precisa da colaboração de seus liderados e você, se quer chamar a atenção dele precisa saber e usar isso, mas sem exageros, tudo que é demais sufoca, saiba ponderar e se portar de maneira adequada e honesta. Dessa forma você conquistará credibilidade dentro empresa e talvez até a amizade do seu chefe.

3- Qualifique-se

Não adianta apenas desejar uma promoção. Para ter sucesso em um cargo mais alto, você precisa estar preparado para assumir suas novas responsabilidades, e para isso, precisa desenvolver suas competências de forma a suprir as necessidades do novo cargo e atender aquilo que a empresa espera de você. Além disso, todo funcionário que se mostra disposto a aprender sempre mais e adquirir novas competências, ganha uma atenção especial dos chefes.
   Então uma das atitudes básicas que você precisa tomar é buscar uma nova fonte de conhecimento, seja cursos de especialização ou aperfeiçoamento, investir no aprendizado é sempre uma boa escolha para quem pretende evoluir em sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário