segunda-feira, 6 de junho de 2016

3 Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Olá pessoal!
   Sejam bem vindos ao Blog 3 Dicas, aqui vocês receberão dicas sobre os mais variados assuntos, ajudando assim em soluções para possíveis problemas do dia a dia. Para o post de estreia eu escolhi postar dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, tendo em vista a crescente busca por emprego em meio a crise que nosso país enfrenta.
  Dito isso vamos ao que interessa.



1- Vista-se adequadamente.

   Na maioria das entrevistas de emprego em que estive, tanto como candidata quanto como avaliadora me deparei com situações em que alguns candidatos se vestiam de forma formalmente exagerada ou totalmente despojadas, ou seja enquanto alguns iam vestidos de roupas sociais para uma vaga de auxiliar operacional, outros apareciam de bermuda ou camiseta para uma vaga da alta administração e isso conta pontos negativos para o candidato.
   A aparência não é tudo, mas é o que causa a primeira impressão do candidato. Saber se vestir de forma adequada é importante para causar uma impressão positiva logo de cara. Mas como saber se estou arrumado demais ou de menos? Simples, observe e pesquise sobre a empresa a qual você pretende trabalhar, ou consulte pessoas que trabalham em cargos semelhantes ao que você se candidatou. Por exemplo, um homem que pretende trabalhar como assistente administrativo, não precisa ir de terno e gravata a menos que seja um padrão da empresa (você saberá isso pesquisando), no geral uma camisa social com uma calça escura e um sapato social ou um sapa-tênis discreto, está perfeito. Porém independente do cargo e da empresa, ir a uma entrevista de emprego de havaianas e bermuda ou de saia curta é inadmissível, isso não mostra profissionalismo e muito menos que você esta levando o processo seletivo a sério.  Outra dica e essa é para as mulheres, muito cuidado com a maquiagem, uma sombra leve, um batom não muito chamativo e um lápis de olho já é de bom tamanho, se você chega para uma entrevista toda bem vestida mas com uma maquiagem extremamente chamativa vai perder a chance de causar uma boa impressão e ainda causará um certo constrangimento para os dois lados.


2- Não minta.

   Por incrível que pareça, muita gente ainda acha que o segredo para passar em qualquer entrevista é dizer que sabe fazer tudo o que é perguntado, mesmo quando não faz ideia do que se trata. Isso é um erro muito comum e definitivo para que você continue desempregado. Porque quando você mente para um selecionador experiente, ele sabe de cara que se trata de uma mentira e vai fazer mais perguntas sobre o assunto para ver seu grau de entendimento e é ai que você será "pego na mentira", isso acaba com sua credibilidade perante a empresa e além de não conseguir passar no processo seletivo atual, dificilmente será chamado para uma próxima oportunidade. Agora supondo que o entrevistador não perceba a mentira e te contrate, como você não falou a verdade o setor esperará que você saiba executar determinada atividade (a qual você disse que sabia fazer), porém você faz de forma errada ou não consegue fazer, com isso você será pego na mentira ainda no período de experiência, se a empresa resolver te treinar naquela atividade para evitar sua demissão, ótimo, se não, além de voltar ao desemprego terá sua CTPS manchada, fora o gasto que causará para a empresa. Sendo assim, por mais que medo que você tenha de admitir que não sabe fazer algo em uma entrevista, sempre fale a verdade, lembre-se que não é só saber fazer uma determinada tarefa que vai fazer você ser aprovado, ser você mesmo é de extrema importância, pois na entrevista é traçado seu perfil comportamental, seu senso de ética no trabalho, sua formação e sua experiências são avaliados, se você se encaixar em tudo o que a empresa espera, não é o fato de não ter habilidade com determinada tarefa que irá te desclassificar, atualmente muitas empresas trabalham desenvolvendo habilidades em seus colaboradores e com certeza se você valer a pena para a empresa, será traçado um programa de treinamento para que você aprenda aquilo que ainda não sabe mas que a empresa precisa que você saiba para poder executar suas tarefas corretamente.

3- Não se limite a apenas responder.

Não chega a ser um erro grave, mas se conter a apenas responder as perguntas pode ofuscar você perante outros candidatos que além de responder fazem perguntas inteligentes sobre a vaga ofertada. A entrevista não é somente um mecanismo de escolha, além disso, é uma forma de conhecimento entre a empresa e o candidato, ou seja você também precisa conhecer o lugar onde pretende trabalhar, suas condições de trabalho e se a empresa atende as suas expectativas financeiras e estruturais, é muito importante que você tire todas as suas dúvidas a respeito da vaga, da empresa e tudo o que ela tem para te oferecer e com isso, dependendo da forma como você se expressar ainda pode ganhar pontos com o entrevistador, pois ele vai perceber seu engajamento no processo e perceberá aquilo que você espera da empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário